6 de maio de 2014

Uma família diferente

Sempre que vou na casa da minha avó aproveito para ler algumas revistas - é o que mais tem por lá. Há revistas para todos os gostos, desde moda até umas especiais para quem é da área médica (eu disse que tinha para todos os gostos, né?). E eis que nessa última vez eu peguei a Vogue Kids de fevereiro para folhear, ver o que tinha de interessante e bonito. Foi nessa que descobri uma das histórias mais legais da vida, de uma família que foi viver seu sonho de contos de fada em plena Chapada Diamantina. Essa é a história da família da fotógrafa e jornalista Manuella Melo Franco.


 A história do casal Hugo e Manu é bem bonitinha. Eles se conhecem desde pequenos, pois ambos são de Lagoa Santa (MG), porém apenas foram ficar juntos quando já jovens adultos. Antes disso viveram muito: Manu saiu de casa aos 16, morou em Londres após se formar em jornalismo e viajou pela Europa de mochila. Já Hugo, além de também morar em Londres, foi instrutor de ioga e fotógrafo na Finlândia(!). Sempre meio ˜bicho grilo˜, eles começaram a namorar em 2010 e nutriam o sonho de um dia, em um futuro distante, irem morar na região da Chapada Diamantina - lugar em que o namoro teve início (own <3).
Quando Manu engravidou do primeiro filho, Tomé, o casal vivia em São Paulo. Na metade da gravidez eles voltaram para Lagoa Santa. Mesmo em uma cidade mais pacata, a família sentia necessidade de uma vida mais próxima à natureza. 
E eis que o destino interveio: a mãe de Hugo comprou um terreno grande justo na região da Chapada Diamantina, na zona rural de Piatã, e concordou em deixar família morar em um pedaço do terreno. Assim, eles venderam quase tudo o que tinham e se mudaram para lá, com a proposta de uma vida mais saudável, próxima à natureza, conectada com a terra. Hoje a família é maior e conta também com Nina, a caçula.


O sonho de tornarem-se autossuficientes ainda não foi alcançado, mas a família se esforça para isso. Por enquanto mantêm no terreno galinhas (apesar de quase não consumirem carne), cabras e plantam frutas, hortaliças e leguminosas - tudo orgânico. O excedente vendem, assim como o iogurte e outros produtos que fazem. Hoje Manuella e Hugo são cadastrados como agricultores na ficha do posto de saúde.

Uma porta antiga virou o tampo da mesa; caixotes de feira, prateleiras.
Achei a história deles incrível, pois é um casal que teve coragem de sair da zona de conforto e perseguir seu sonho. Se você também gostou da história e quer acompanhar mais de perto, tenho boas notícias: apesar de não terem televisão, a família conta com internet. Manuella atualiza tanto uma conta no Instagram quanto um blog - e ambos são recomendadíssimos:


Gostaram da história? Conhecem alguma outra tão inspiradora quanto? Nos contem nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário