23 de abril de 2014

Tô querendo - Livros

Toda vez que vou na livraria é o mesmo drama: tantos livros que quero e tão pouco dinheiro & tempo para lê-los. Vocês também passam por isso? Minha vontade às vezes é passar uma lista para as pessoas próximas com dicas de presentes. Assim sempre que quisessem me fazer um agrado elas já saberiam o que comprar, haha.
Como é chato fazer esse tipo de coisa, resolvi compartilhar com vocês quais são os nove livros que minhas mãos estão coçando para comprá-los - fora daqueles mais populares do momento como as trilogias Divergente e Jogos Vorazes, os livros do John Green etc.


O menino do pijama listrado e Tormento, John Boyne
Os dois primeiros livros da minha lista são talvez os mais famosos, já que um deles até tornou-se filme. John Boyne é um romancista irlandês bastante famoso, com diversos livros publicados e traduzidos em várias línguas - inclusive, acho que O menino do pijama listrado não é novidade para a maioria de vocês, né? Sei que ele conta a história de Bruno, uma criança em meio a Segunda Guerra Mundial que da forma como pode tenta compreender o que acontece ao seu redor. Já Tormento é um romance talvez menos belo, mas me pareceu bem intrigante. Após atropelar por acidente uma criança, a mãe de Danny se isola de todos e parece que a culpa que ela carrega vai para além do ocorrido em si.


O corpo em que nasci, Guadalupe Nettel e Todos se vão e Nunca fui primeira-dama, Wendy Guerra
Duas autoras hispano-americanas que nunca li, mas tenho muita curiosidade de conhecer. Guadalupe Nettel é uma mexicana que em O corpo em que nasci nos apresenta uma protagonista que nasce com um problema sério de visão. Por conta disso, ela se sente diferente dos outros ao seu redor. Porém, ao longo da história os conceitos do que é ser diferente e do que é ser normal são colocados lado a lado e revistos, mostrando que não são tão opostos quanto parecem. Ah, de bônus o posfácio é do meu querido Juan Pablo Villalobos.
Já Wendy Guerra é uma literata cubana que nunca teve seus livros publicados em seu próprio país. Me interessei pela capa do Nunca fui primeira-dama e descobri que Todos se vão foi sua estréia. Estou bastante curiosa para conhecer sua literatura que parece apresentar a ilha e a vivência de seus habitantes, em especial as mulheres, a partir de uma visão bastante parcial. 


O último voo do flamingo e O outro pé da sereia, Mia Couto e Americanah, Chimamanda Ngozi Adichie
Dois autores africanos, um moçambicano que conheço e adoro, Mia Couto, e uma nigeriana que quero muito conhecer, Chimamanda Ngozi Adichie. Gosto muito da escrita do Mia e temos a vantagem dela não precisar de tradução - o que é sempre uma dádiva para se evitar perdas de significado e beleza do texto. Ele nos conta e mostra o passado e o presente de seu país de forma muito bela e é impossível não se entreter em seus enredos. Esses são os dois próximos livros que quero ler. O último voo do flamingo foi lançado em 2000, quando Moçambique comemorava 25 anos de independência de Portugal. Já O outro pé da sereia viaja entre os séculos XXI e o XVI, em momentos importantes na história das pessoas do país para retratá-lo de forma alegórica e crítica.
Chumamanda Ngozi Adichie eu conheci através de seu discurso no TED's Talks, O perigo de uma história única, desde então, tudo o que vi a seu respeito é incrível e inspirador. Americanah conta história de uma jovem nigeriana que migra para os EUA para fazer faculdade... Quem viu o vídeo que linkei acima com certeza já entendeu da onde surgiu meu interesse pela história. ;)


Eleanor & Park, Rainbow Rowell
Uma autora que o nome é arco-íris, uma capa mega fofa e a seguinte avaliação realizada por John Green: "Eleanor & Park não apenas me lembraram como é ser jovem e estar apaixonado por uma menina, mas também como é ser jovem e estar apaixonado por um livro". Estou bastante curiosa sobre esse livro!

Bom, essa é a minha seleção de nove livros desejo. E vocês, tem algum - ou alguns - livros em mente para as próximas leituras descompromissadas? Me contem nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário