18 de abril de 2014

Chá ou infusão?

Quem é vivo sempre aparece e por isso logo logo o bloguinho volta ao normal! Esses últimos dois meses foram um pouco corridos para nós - essa coisa de conciliar nossos projetos iniciados nas férias com a volta às aulas foi bem confuso -, mas a intenção é que Maio já volte a ser um mês normal por aqui! :)

Se vocês viram minha seleção de itens fofos para cozinha já devem ter percebido que eu adoro chá. Pode ser de manhã, de tarde, antes de dormir... A-do-ro! Vivo experimentando misturinhas de sabores e procurando novas infusões no supermercado. E foi por essas minhas buscas que eu encanei com uma coisa: por quê cada hora chamam chá de um jeito? É blend, infusão, chá, chá-gourmet... 

#CONFUSA #SOCORR
E foi por essa minha curiosidade que eu descobri algo bem inútil divertido: existe sim uma diferença entre cada um desses nomes. 'Tão curiosas e animadas para descobrir as diferenças? YEY! (Gente, prometo que os próximos posts serão mais interessantes, mas eu amo chá e queria muito compartilhar essa minha descoberta, haha).
Bom, para começo de conversa: vocês sabiam que os chás são a segunda bebida mais consumida no mundo? Perdem apenas para água! Muito antiga, dizem que essa bebida teve origem na China há mais de dois mil anos e que sua ocidentalização ocorreu na Inglaterra, com o advento da Revolução Industrial lá no final do século XVIII. Aqui no Brasil eu tenho a impressão que ela ainda não está no auge da popularidade. Sei lá, com exceção de São Paulo, acho que nunca vi em nenhuma outra cidade brasileira vários lugares dedicados a essa bebida tão gostosinha. E vocês?

Chá ou infusão de frutas vermelhas?
Agora, chega de enrolações e vamos direto ao ponto: afinal, pra quê tantos nomes? Acompanhem aí o que é cada um e nunca mais errem na pronúncia (brinks, gente, não vão sair corrigindo as pessoas por aí porque isso é coisa de gente chata):

Chá
Os chás de verdade são os originários da planta Camellia sinensis. Estranhou o nome? Pois saiba que dela se originam vários chás que variam conforme a fermentação das folhas, eles são os chás verde, branco, amarelo, preto, vermelho e oolongo. 

Chá gourmet
São chás especiais originários de lugares tradicionais como a China e a Índia. Sua produção, além de limitada - menos de 100kg -, é também elaborada de forma diferenciada. Mas, de novo, para serem chás quer dizer que eles são feitos a partir de folhas e/ou brotos da Camellia sinensis.

Blend
São misturas de chás de plantações, épocas e fermentações diferentes.

Infusão
Os mais populares (ao menos aqui em casa), as infusões são feitas com a infusão (dãr!) de flores, ervas e frutos misturadas entre si ou não! Normalmente os cházinhos medicinais são na verdade infusões. Entram aqui o boldo, camomila, erva-cidreira...

Legal, né? Eu sei que é bobeira, mas fiquei feliz em descobrir! Quais são os chás e infusões prediletos de vocês? Eu adoro chá preto com um pingo de leite ou a infusão deliciosa de baunilha, camomila e mel da Twinings. Ah, e é claro, o Chaï Latte da Starbucks #vícioooo. 
Me contem nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário