29 de janeiro de 2014

Panela de pressão sem mistérios



Por incrível que pareça tinha um medo enorme de usar a tal panela de pressão, nunca aconteceu nenhum acidente muito grave em casa (casa da vó e mamis), digo isso porque uma vez (apenas umas vezinha) a válvula de segurança foi lançada longe, e a cozinha ficou com feijão até o teto! haha, foi terrível limpar, mas pelo menos não queimou ninguém e nem fez aquele estrago (afundou) o fogão.
Quando dividia apartamento com mais duas garotas, nos finais de semanas nós nos aventurarmos na cozinha, fazíamos almoços mais diferentes e trabalhosos, era bom pra passar o tempo, aprender e unir mais as integrantes do apê... Mas era aquela história:

 ''-Vamos fazer purê?
-Ah, mas eu não uso a panela de pressão!
-Então vamos cozinhar na panela normal mesmo
... 50 minutos depois nosso purêzinho estava pronto''

Mas enquanto eu fazia o papel de medrosa meu namorado, que veio de bem longe fazer faculdade na cidade da minha família (que eu atualmente moro), aprendeu a fazer uma comidinha bem boa, e lógico, usar a tal panela... E foi ele que com toda a insistência e com nem tanta paciência me fez por essa bendita pra cozinhar minhas comidinhas. Resumo da minha vida no fogão: Amei usar a panela de pressão, vi que se usar direitinho e pensar na física (haha) as chances de acontecer um acidente é quase mínima, e o tempo gasto é muuuito menor!
Para fazer esse post eu fui atrás de informações para saber se tudo que eu estava fazendo realmente era o mais correto do mundo, e realmente, aprendi direitinho! haha, então espero ajudar vocês.
Para inicio de conversa, o mais importante é que sua panela esteja em estado perfeito de uso, isso mesmo, perfeito.... E para ser perfeito, a marca precisa ser conhecida, precisa haver uma válvula de segurança (nas convencionais), a borracha precisa estar boa... Se você não sabe a procedência da panela o melhor é comprar outra!
Hoje em dia tem tanta opção legal, muitas panelas diferentes e cada uma com uma diferença mais legal que a outra, rsrs, e ainda são bonitas!!
As dicas básicas para o uso seguro, de uma penela de pressão normal:
  1. Veja se ela tem a válvula de segurança (a vermelhinha);
  2. Saiba a procedência dessa válvula (se é original, se já foi trocada...) lembre-se: ela garante sua segurança, então só troque em lojas autorizadas;
  3. Quando for comprar, pesquise antes na Internet mais sobre a marca, veja no site reclame aqui a reputação da marca e reclamações...
  4. Não use se a borracha estiver ruim, e quando for trocar prefira a de silicone.
E também as dicas para quando for por no fogo:
  1. Coloque no máximo 2/3 de água da capacidade máxima, caso seja mais água há grandes chances da válvula principal (a que ''chia'') entupir;
  2. Para tirar a pressão NUNCA mas NUNCA mesmo coloque a panela inteira na pia e ligue a torneira nela, isso causa uma queda brusca da pressão, que também pode causar o escape da válvula de segurança, além de estregar a borracha. 
Portanto, a maneira correta na panela convencional é elevar a válvula principal, cuidado que estará bem quente (uso um garfo ou faca para apoiar), até que toda a pressão saia, pois dessa forma a saída da pressão está ocorrendo com o fluxo correto e não rapidamente como acontece quando colocamos na água. Quando não houver mais o barulinho (chiado) não há mais pressão e então já pode abrir a panelinha e ser feliz, lógico, tomando muito cuidado para não se queimar.
Só para não ficar dúvidas, a válvula de segurança vermelinha serve para assegurar que a penela não exploda, se por acaso acontecer algum problema com a válvula principal, de entupimento por muito água (por exemplo) a válvula vermelinha será arremessada para que a pressão saia por ali, mas a panela não explodir não quer dizer que não temos que tomar cuidado, até porque é um utensilio que pode sim falhar e explodir mesmo tendo a tal válvula né? Então,  o cuidado e a atenção realmente são necessários com a queridinha panela, mas não precisa deixar de usar por medo, é só se informar direitinho, ir atrás das melhores marcas e pesquisar um pouquinho que com certeza você não terá grandes problemas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário