20 de janeiro de 2014

Indo morar em... República




 Passei em algum vestibular de uma faculdade fora da nossa cidade, ou apenas vou me mudar para outra cidade para trabalhar, estudar, e agora, vou morar onde?

 Muitas vezes quando vamos para outra cidade estudar, não temos dinheiro para alugar um apartamento sem a ajuda de ninguém, e menos ainda para morar sozinho ... Então, temos algumas opções para que o custo com a moradia fique mais barato, e mesmo assim possamos morar numa casa ou apê bom. Como qualquer moradia, uma república tem seus prós e contras, e é bom ficar atento com isso para não se arrepender de ter ido morar numa ''rep'', ou de não ter ido...
 Antes de mais nada, não podemos ir achando que toda república é sinônimo de festa, bagunça, sujeira e farra o dia inteiro, e por isso você vai ter que conhecer e pesquisar bastante.
Dentre os prós de morar numa república estão: você fará amigos mais rápido, aprenderá a conviver em grupo melhor do que você imagina, a compartilhar mais, ter paciência, os macetes dos ônibus, os lugares legais para ir na cidade, vai receber mais convites para festas e sobretudo aceitar mais os outros.
Bom, a pesquisa é fundamental e conhecer o local também, mas muitas têm piscina, churrasqueira, materiais para estudo (essa parte é muito boa!) dos anos anteriores, cachorros, mobília completa... Bom são muitos pontos positivos.
 Em algumas, geralmente nas mais tradicionais, também acontecem festas periodicamente. Mas lembrando que não podemos generalizar, existem repúblicas e repúblicas, a verdade é que o ideal é uma pesquisa antes de decidir. As vezes é preciso dividir quarto, tanto em rep ou em ''apê normal'' (sem ser rep) ou mesmo pensionato... E a questão de dividir também tem seus prós e contras, mas são iguais para todos os tipos de moradia, é preciso muito diálogo para tudo ''andar'' do jeito esperado por todos que dividem o quarto. O bom senso sempre é o principal, claro, com um pouquinho de higiene, hahahaha.
 O importante da faculdade, além do curso e da formação é todo o aprendizado que você ganha com as novas experiencias, então, cada um sabe exatamente do que gosta e do que não gosta, mas se por acaso você se arrependeu de uma escolha, por exemplo, de ir morar em determinado lugar, o jeito é o diálogo, e se não tiver jeito mesmo, mude de lugar, converse sobre multas, ah, repúblicas quase sempre também possuem contrato de permanência, sobre valores, tempo... Então é bom ficar atento a tudo isso antes, para o caso de acontecer arrependimentos, você já saber todo o processo.
 Vai algumas dicas bááásicas para não chegar na nova casa e ficar sem saber o que fazer:

  • Reserve um lugar tranquilo e organizado para estudar
  • Respeite o seu espaço
  • Lave sua louça sempre
  • Não seja inconveniente com os outros moradores
  • Seja educado, ofereça, ajude quando necessário, converse ...
  • Não faça bagunça demais, e se fizer, arrume 
  • Respeite o ambiente comum da casa, e se dividir quarto, respeite o seu espaço no quarto também!
  • Seja organizado na medida do possível, e higiênico também.  
Não bagunce muito, dá trabalho depois!

Mesa de estudo: tente evitar a bagunça

Não enrole para estudar...

Serão tantos livros, não se perca na bagunça!


É assim, quando moramos com mais pessoas (ainda mais quando não as conhecemos muito bem), precisamos pensar nas nossas ações, respeitar o próximo, sempre pensar antes de fazer as coisas na casa, perguntar antes, etc... Com o tempo tudo se torna automático, e seu ritmo se acostuma com o da casa.
 Boa Sorte!




Nenhum comentário:

Postar um comentário